12 Benefícios Do Gergelim E Do Óleo De Gergelim

benefícios-do-ajonjoliO gergelim tem sido consumida há milhares de anos, é um super alimento muito nutritivo.


O gergelim é bom ou ruim para a sua saúde? Aqui está a verdade sobre o gergelim:


O que é o gergelim?


O gergelim é uma semente na terra, que ao ser consumidas estas sementes, de forma habitual na alimentação lhe dão um alto valor nutritivo. Além disso, essas sementes também é possível extrair o óleo de gergelim.


O gergelim é uma planta herbácea que pertence à família das Pedaliáceas que se caracteriza por ter umas flores de cor branco-róseas. Originária da Índia e África e foi principalmente utilizado como tempero e os ingredientes para preparar todo o tipo de pratos.


Valor nutricional do gergelim:


Uma vez que você conheça o grande valor animais não vacinados destas sementes as terá em seu armário, para poder aproveitar ao máximo seus benefícios. Que conheceremos mais adiante, quanto ao seu conteúdo de nutrientes do gergelim é rico em:



  • É rico em minerais, destacando-se o cálcio, com um aporte de 675mg

  • Zinco 5mg

  • Ferro 9mg

  • Magnésio

  • Além disso, é rico em proteínas, hidratos de carbono

  • Traz fibra

  • Rico em ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e o ômega 6

Como se nota, as sementes de gergelim são muito nutritivas, e é por isso que são atribuídas propriedades medicinais. Que permitem prevenir e evitar o desenvolvimento de doenças.


Benefícios do gergelim e o óleo de gergelim:


Por suas propriedades nutrimentales as sementes de gergelim trazem muitos benefícios para a saúde interna e externa do corpo:


1.- O gergelim ajuda a saúde cardiovascular:


Como foi mencionado anteriormente, o gergelim é rico em gorduras boas, por seu aporte de ácidos gordos essenciais, fibras, minerais, vitaminas, que ajudam a diminuir o colesterol no sangue. Ajudando a prevenir problemas cardiovasculares.


Além disso, pelo seu alto teor de ômegas 3 e ômegas 6 ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), e outros lipídios como os triglicerídeos, protegendo assim o organismo.


2.- O gergelim é bom para sua saúde bucal:


As sementes de gergelim, destacam-se por prevenir e remover a placa bacteriana. E, por isso, estas sementes podem ser muito úteis para poder não só nutrir o organismo, mas também colaborar para ter uma boa saúde oral.


Alguns estudos mostram que o óleo de gergelim ajuda para isso. A melhoria da saúde em geral, já que seus componentes evitam o acúmulo de germes, tanto nos dentes como na saliva. (1)


3. O gergelim ajuda a desintoxicar o organismo:


Pela sua riqueza em nutrientes e fibras, o gergelim é um alimento muito completo, que limpa de forma natural no corpo, toxinas e resíduos que podem alterar seu funcionamento.


Seu consumo regular em uma dieta equilibrada e saudável, permite uma boa saúde intestinal, libertando-o de impurezas e toxinas.


4. O gergelim ajuda a ter uma pele saudável e bonita:


O óleo de gergelim é muito nutritivo, pois lembre-se que é derivado das sementes de gergelim. E como produto natural pode ser usado também para o cuidado da pele, o que a revitalizar e hidratará fazendo-a ficar linda e saudável.


Previne a flacidez e ajuda a combater a pele de laranja, o que faz com que você possa usar o óleo de gergelim em toda a pele, não só de rosto.


5. Para um cabelo bonito:


Os benefícios também se entendem para o cuidado e fazer com que o cabelo fique bonito. O cabelo seco devolve o brilho, nutre em profundidade. Pode ser usado de forma muito simples, o óleo de gergelim como máscara.


6. Uma boa opção de alimento em dietas vegetarianas:


Se você é vegano, o gergelim é um alimento que você não deve deixar de consumir, já que, como você já viu, além de ser muito rico em minerais, vitaminas, que fornece proteínas de alto valor biológico. Por que complementar a sua dieta, evitando assim uma deficiência deste nutriente.


óleo de gergelim


7. O gergelim ajuda a prevenir a diabetes e a síndrome metabólica:


Além disso, de que se deve cuidar do seu estilo de vida em geral, o consumo regular de sementes, bem como do óleo, que reduz o risco de contrair diabetes.


Alguns estudos publicados demonstraram que este alimento melhorou a eficácia de medicamentos anti-diabética, além de que, ao substituir o óleo de gergelim como o único de uso comestível reduz os níveis de glicose no sangue em diabéticos hipertensos. (2)(3)


8. O gergelim, ajuda a melhorar a saúde do seu cérebro:


Este óleo é muito rico em fosfolipídios e em lecitina, e que ajudam a manter uma boa saúde cerebral, melhoram a memória e o nível cognitivo.


Uma boa razão para consumir tanto as sementes, assim como o óleo.


9. Para uma boa saúde dos ossos:


Além disso, de todos os benefícios aqui mencionados, o gergelim tem propriedades e pelo seu conteúdo rico em cálcio, promove uma boa saúde dos ossos, aumentando a densidade mineral óssea.


Além disso, fornece zinco, o que evita problemas de osteoporose. (4)


10. O gergelim ajuda a sua saúde digestiva:


Promove uma boa saúde do cólon, o que impede alterações tanto a nível digestivo como intestinal. Além disso, as sementes de gergelim podem prevenir e combater de forma natura prisão de ventre.


Lembre-se que o gergelim é rico em fibras, o que limpa o organismo e evita a constipação digestiva.


11. Articulações e músculos saudáveis:


Pela sua riqueza em minerais. E sua presença de ácidos graxos essenciais linoleico e oleico conferem a este óleo e as sementes propriedades anti-inflamatórias, o que previne dores nas articulações e músculos.


Você pode usar o óleo de gergelim para fazer massagens nas áreas afetadas.


12. O gergelim pode ajudar previne o câncer de cólon e de reto:


As sementes de gergelim contêm um composto chamado fitato e seu aporte de magnésio, que tem propriedades anticancerígenas.


Alguns estudos têm encontrado que estas sementes por seus componentes e propriedades reduzem o risco de desenvolver tumores colorectales. Diminuir em até 13% o risco de cancro colorectal. (5)


Entre outros benefícios destas sementes e o óleo de gergelim reduz a pressão sanguínea, melhoram a saúde respiratória, fortalecer e nutrir o sistema nervoso, etc.


Com apenas um punhado dessas sementes por dia ou o consumo máximo de duas colheres de sopa de óleo de gergelim você pode se beneficiar de suas propriedades, geralmente melhorar o seu estado de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *